Com base nesta pergunta vou fazer uma pequena abordagem sobre vários equipamentos de vária marcas e de vários preços. Antes de mais vamos começar por consultar a história dos equipamentos de gravação de áudio que inevitavelmente vamos ter à Sony.
Os equipamentos representados inicialmente são:
-Korg MR2 (além de gravar em PCM também grava em Direct Stream Digital-DSD usado na produção do super audio CD).
-Korg MR2 (além de gravar em PCM também grava em Direct Stream Digital-DSD usado na produção do super audio CD).
-Tascam DR-100
-Zoom H2 (Funciona como Microfone USB e grava som surround).
-Roland R-05 (não tem colunas)
-Tascam-Dr-2D
-Edirol by Roland R09 HR
-Zoom H1
-Zoom H4n (Funciona como microfone USB , grava em 4 canais e é possível escolher o valor do LCF. Equipamento Recomendado)
-Tascam DR-07
-Zoom H2 (Funciona como Microfone USB e grava som surround).
-Roland R-05 (não tem colunas)
-Tascam-Dr-2D
-Edirol by Roland R09 HR
-Zoom H1
-Zoom H4n (Funciona como microfone USB , grava em 4 canais e é possível escolher o valor do LCF. Equipamento Recomendado)
-Tascam DR-07
-Olympus LS-11 (vem com 4Gb de memória interna. Não esquecer o modelo mais recente e mais barato Ls-5)
-Sony PCM-M10
-Sony PCM-D50 (Modelo mais antigo e mais caro que o Sony PCM-M10).
-Sony PCM-D50 (Modelo mais antigo e mais caro que o Sony PCM-M10).
O que devemos ter em consideração na aquisição de um sistema profissional portátil de gravação de som?
-Gravação linear (PCM) sem compressão, logo sem perda de qualidade, ou seja, qualidade absoluta.
-Amostragem de som e profundidade de som. Um CD Áudio tem uma amostragem de 44,10 KHz e uma profundidade de 16-bit enquanto um DVD Áudio tem uma amostragem de 192 KHz e uma profundidade de 24-bit. O som de um DVD-Vídeo tem uma amostragem 48KHz e uma profundidade de 16-Bit. Nunca compra um equipamento com uma amostragem e profundidade de som inferior à de um CD Áudio.
-Dois microfones de condensador.
-Entrada para microfone e linha com regulação de entrada de som.
-Regulação da sensibilidade dos microfones (Low/Hi)
-Filtro LOW CUT FILTER (LCF), para eliminar os ruídos provocados pelo vento, ar condicionado, gravando o som de um modo mais cristalino.
-Função LIMITER (para evitar distorção na gravação do som, corrigindo os sons mais altos).
-Amostragem de som e profundidade de som. Um CD Áudio tem uma amostragem de 44,10 KHz e uma profundidade de 16-bit enquanto um DVD Áudio tem uma amostragem de 192 KHz e uma profundidade de 24-bit. O som de um DVD-Vídeo tem uma amostragem 48KHz e uma profundidade de 16-Bit. Nunca compra um equipamento com uma amostragem e profundidade de som inferior à de um CD Áudio.
-Dois microfones de condensador.
-Entrada para microfone e linha com regulação de entrada de som.
-Regulação da sensibilidade dos microfones (Low/Hi)
-Filtro LOW CUT FILTER (LCF), para eliminar os ruídos provocados pelo vento, ar condicionado, gravando o som de um modo mais cristalino.
-Função LIMITER (para evitar distorção na gravação do som, corrigindo os sons mais altos).
-Saída de Som para auscultadores de modo a ser possível ouvir o que se está a gravar, durante a gravação.
-Possibilidade de ser alimentado através de um transformador de corrente, para as gravações que demoram muito tempo.O som de um disco de vinil é melhor do que o som de um CD Áudio e DVD Áudio?
A resposta está na diferença entre as gravações analógicas e as gravações digitais. O disco de vinil utiliza a gravação analógica, enquanto CDs e DVDs utilizam a gravação digital. O áudio original é analógico por definição. A gravação digital captura dados do sinal analógico numa determinada velocidade (para CDs, cerca de 44.100 vezes por segundo e para DVD's Áudio, cerca de 192.00 vezes por segundo) e mede cada dado com uma determinada precisão (para CDs áudio, 16-bit, ou seja, o valor deve ser um entre 65.536 valores possíveis e para DVD's Áudio, 24-bit, ou seja, o valor deve ser entre 16,777,216 possíveis ).
Isso significa, por definição, que uma gravação digital não captura o áudio na sua totalidade. Em vez disso, aproxima o resultado final o máximo que pode do som original. Alguns sons de transição repentina, tais como baterias ou trompetes, sofrem distorção por causa da velocidade da captura.
Para obtermos uma boa gravação, temos que ter o cuidado em relação ao posicionamento dos microfones.
Que microfones externos e auscultadores devemos usar nestes gravadores?
Devemos usar sempre que possível os microfones que vêm incorporados nos equipamentos e usar sempre auscultadores de modo a ouvir o que está a ser gravado.
Devemos usar sempre que possível os microfones que vêm incorporados nos equipamentos e usar sempre auscultadores de modo a ouvir o que está a ser gravado.
Na aquisição dos microfones e dos auscultadores, devemos ter em consideração a frequência de resposta e não esquecer que os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 kHz. Neste caso concreto devemos usar microfones de condensador e auscultadores HD.
A frequencia de resposta ideal seria, pelo menos, de 20Hz - 20 000Hz. Consegui encontrar no mercado um auscultador com uma resposta de frequência de 5Hz-80 000Hz (Sony MDR-V900HD)
Nunca usar auscultadores com frequência de resposta inferior à frequência de resposta do microfone usado.
Nota: Não se esqueça de usar o estabilizador, para evitar ruídos parasitas, e respectiva protecção para o vento, para evitar os ruídos provocados pelo vento.
Obtenha resultados profissionais aprendendo gratuito e online na Rode University
Tempo de Gravação:
WAV (24-bit/96 kHz): 27 mins/GB
WAV (24-bit/88.2 kHz): 30 mins/GB
WAV (24-bit/48 kHz): 54 mins/GB
WAV (24-bit/44.1 kHz): 59 mins/GB
WAV (16-bit/96 kHz): 40 mins/GB
WAV (16-bit/88.2 kHz): 44 mins/GB
WAV (16-bit/48 kHz): 81 mins/GB
WAV (16-bit/44.1 kHz): 88 mins/GB
MP3 (320 kbps): 392 mins/GB
MP3 (128 kbps): 980 mins/GB
Pode consultar aqui algumas técnicas para uma melhor gravação
A frequencia de resposta ideal seria, pelo menos, de 20Hz - 20 000Hz. Consegui encontrar no mercado um auscultador com uma resposta de frequência de 5Hz-80 000Hz (Sony MDR-V900HD)
Nunca usar auscultadores com frequência de resposta inferior à frequência de resposta do microfone usado.
Nota: Não se esqueça de usar o estabilizador, para evitar ruídos parasitas, e respectiva protecção para o vento, para evitar os ruídos provocados pelo vento.
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WAV (24-bit/88.2 kHz): 30 mins/GB
WAV (24-bit/48 kHz): 54 mins/GB
WAV (24-bit/44.1 kHz): 59 mins/GB
WAV (16-bit/96 kHz): 40 mins/GB
WAV (16-bit/88.2 kHz): 44 mins/GB
WAV (16-bit/48 kHz): 81 mins/GB
WAV (16-bit/44.1 kHz): 88 mins/GB
MP3 (320 kbps): 392 mins/GB
MP3 (128 kbps): 980 mins/GB
António Freitas
Grupo 520
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