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domingo, 24 de junho de 2012

Gravadores Portáteis de Som em formato PCM

No outro dia perguntavam-me: que equipamento áudio devo ser usado para gravar som com qualidade?












Com base nesta pergunta vou fazer uma pequena abordagem sobre vários equipamentos de vária marcas e de vários preços. Antes de mais vamos começar por consultar a história dos equipamentos de gravação de áudio que inevitavelmente vamos ter à Sony.

Os equipamentos representados inicialmente são:
-Korg MR2 (além de gravar em PCM também grava em Direct Stream Digital-DSD usado na produção do super audio CD).
-Tascam DR-100
-Zoom H2 (Funciona como Microfone USB e grava som surround).
-Roland R-05 (não tem colunas)
-Tascam-Dr-2D
-Edirol by Roland R09 HR
-Zoom H1
-Zoom H4n (Funciona como microfone USB , grava em 4 canais e é possível escolher o valor do LCF. Equipamento Recomendado)
-Tascam DR-07
-Olympus LS-11 (vem com 4Gb de memória interna. Não esquecer o modelo mais recente e mais barato Ls-5)
-Sony PCM-M10
-Sony PCM-D50 (Modelo mais antigo e mais caro que o Sony PCM-M10).


O que devemos ter em consideração na aquisição de um sistema profissional portátil de gravação de som?

-Gravação linear (PCM) sem compressão, logo sem perda de qualidade, ou seja, qualidade absoluta.
-Amostragem de som e profundidade de som. Um CD Áudio tem uma amostragem de 44,10 KHz e uma profundidade de 16-bit enquanto um DVD Áudio tem uma amostragem de 192 KHz e uma profundidade de 24-bit. O som de um DVD-Vídeo tem uma amostragem 48KHz e uma profundidade de 16-Bit. Nunca compra um equipamento com uma amostragem e profundidade de som inferior à de um CD Áudio.
-Dois microfones de condensador.
-Entrada para microfone e linha com regulação de entrada de som.
-Regulação da sensibilidade dos microfones (Low/Hi)
-Filtro LOW CUT FILTER (LCF), para eliminar os ruídos provocados pelo vento, ar condicionado, gravando o som de um modo mais cristalino.
-Função LIMITER (para evitar distorção na gravação do som, corrigindo os sons mais altos).
-Saída de Som para auscultadores de modo a ser possível ouvir o que se está a gravar, durante a gravação.
-Possibilidade de ser alimentado através de um transformador de corrente, para as gravações que demoram muito tempo.

O som de um disco de vinil é melhor do que o som de um CD Áudio e DVD Áudio?

A resposta está na diferença entre as gravações analógicas e as gravações digitais. O disco de vinil utiliza a gravação analógica, enquanto CDs e DVDs utilizam a gravação digital. O áudio original é analógico por definição. A gravação digital captura dados do sinal analógico numa determinada velocidade (para CDs, cerca de 44.100 vezes por segundo e para DVD's Áudio, cerca de 192.00 vezes por segundo) e mede cada dado com uma determinada precisão (para CDs áudio, 16-bit, ou seja, o valor deve ser um entre 65.536 valores possíveis e para DVD's Áudio, 24-bit, ou seja, o valor deve ser entre 16,777,216 possíveis ).



Isso significa, por definição, que uma gravação digital não captura o áudio na sua totalidade. Em vez disso, aproxima o resultado final o máximo que pode do som original. Alguns sons de transição repentina, tais como baterias ou trompetes, sofrem distorção por causa da velocidade da captura.


Como posicionar os microfones para obter a melhor gravação áudio?

Para obtermos uma boa gravação, temos que ter o cuidado em relação ao posicionamento dos microfones.




Que microfones externos e auscultadores devemos usar nestes gravadores?






Devemos usar sempre que possível os microfones que vêm incorporados nos equipamentos e usar sempre auscultadores de modo a ouvir o que está a ser gravado.
Na aquisição dos microfones e dos auscultadores, devemos ter em consideração a frequência de resposta e não esquecer que os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 kHz. Neste caso concreto devemos usar microfones de condensador e auscultadores HD.
A frequencia de resposta ideal seria, pelo menos, de 20Hz - 20 000Hz. Consegui encontrar no mercado um auscultador com uma resposta de frequência de 5Hz-80 000Hz (Sony MDR-V900HD)
Nunca usar auscultadores com frequência de resposta inferior à frequência de resposta do microfone usado.



Nota: Não se esqueça de usar o estabilizador, para evitar ruídos parasitas, e respectiva protecção para o vento, para evitar os ruídos provocados pelo vento.
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Tempo de Gravação:

WAV (24-bit/96 kHz): 27 mins/GB
WAV (24-bit/88.2 kHz): 30 mins/GB
WAV (24-bit/48 kHz): 54 mins/GB
WAV (24-bit/44.1 kHz): 59 mins/GB
WAV (16-bit/96 kHz): 40 mins/GB
WAV (16-bit/88.2 kHz): 44 mins/GB
WAV (16-bit/48 kHz): 81 mins/GB
WAV (16-bit/44.1 kHz): 88 mins/GB
MP3 (320 kbps): 392 mins/GB
MP3 (128 kbps): 980 mins/GB

Pode consultar aqui algumas técnicas para uma melhor gravação

António Freitas
Grupo 520

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