IP

sábado, 18 de agosto de 2012

RAW - O formato virgem da fotografia!

O formato RAW, na fotografia digital, é considerado o negativo digital da fotografia, equivalente aos negativos em película. O formato JPG e TIF, realizado por algumas câmaras digitais, são os positivos do RAW, ou seja, são imagens já processadas, alteradas, modificadas. O ficheiro RAW contém toda a informação que foi registada pelo sensor, sem perda de qualidade nem de informação, por isso é considerado um formato sem compressão. O formato RAW não pode ser usado como imagem, tem que ser processado através de um software, como por exemplo, o Adobe Photoshop.
Quem usa equipamento da Canon, mesmo  equipamento profissional, quanto fizer o teste com o formato RAW, não vai querer outra coisa! 
Só os equipamento com os melhores sensores é que têm a opção de fotografar em RAW!

As  grandes vantagens do RAW são:
- Captura de toda a informação, ou seja, as radiométricas características da cena, isto é, informações físicas sobre a intensidade da luz e a cor da cena.
- Total controlo da imagem quando chegamos a casa e usamos o Adobe Photoshop. Podemos controlar todos os factores. É possível fazer várias fotos a partir da foto original em RAW, como se estivéssemos no local.

As principais desvantagens do RAW são:
-Ficheiros muito grandes. Alguns fotógrafos usam um cabo USB, ligado ao computador, para descarregar a foto à medida que vão fotografando.
-Não pode ser usado como imagem.


Pode obter aqui mais informação sobre o formato RAW.


Sem comentários: