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sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aplicação da Web 2.0 na Educação.



O conceito, web 2.0, foi criado por Tim O’Reilly, em 2003, o qual diz que Web 2.0 é “a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma”. Segundo o conceito elaborado por O’Reilly, a regra fundamental da Web 2.0 é o aproveitamento da inteligência colectiva. Com o aparecimento da web 2.0, os cibernautas passaram de consumidores a produtores de conteúdos digitais. 
Regra geral, existem vários professores, na mesma área disciplinar, numa escola. Se cada um de nós começar a construir conteúdos com o novo paradigma da WEB 2.0 e partilhar com os colegas, colaborando na construção do conhecimento com o aproveitando das capacidades de cada professor, vamos ter melhores alunos e consequentemente melhor sociedade.
Partilhar com os colegas não significa usar o trabalho do colega e colocar o nosso nome! Partilhar significa usar o trabalho do colega, com o nome do colega, acrescentando a nossa mais valia a esse trabalho, partilhando depois o resultado final!

Precisamos de uma Escola 2.0!


Com a Web 2.0 o professor passa a ser um mediador, moderador, orientador, da aprendizagem do aluno.

Segundo a previsão dos especialistas, já deveríamos estar na Web 3.0.

A diferença entre a Web 2.0 e a Web 3.0 é a diferença entre obter uma lista de respostas e uma solução concreta e personalizada para uma pergunta. É a diferença entre a sintaxe e a semântica.

“A Web semântica é uma extensão da actual Internet na qual é dado significado à informação, permitindo que computadores e pessoas trabalhem melhor em cooperação”. Foi assim que o próprio inventor da Web, Tim Berners-Lee, e Eric Miller a definiram, em Outubro de 2002. 

Aqui vai o cronograma da previsão da evolução da web.
2000-2010-Web 2.0
2010-2020-Web 3.0
2020-2030-Web 4.0

Cumprimentos
AF

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