Os nossos políticos muito têm falado do sistema educacional finlandês, no entanto nunca seremos como eles, pelo menos se continuarmos a falar português. Os professores de matemática dizem que os alunos não sabem resolver os exercícios propostos porque não sabem ler... Porque razão a língua portuguesa dificulta a aprendizagem dos alunos?
Porque razão os alunos têm dificuldades de aprender a ler? Segundo Nuno Lobo Antunes in Mal-entendidos, o aluno tem dificuldades em aprender a ler quando:
-O aluno tem um "atraso".
-A professora não ensina bem.
-O aluno tem dislexia.
Tendo em conta os três aspectos referidos anteriormente e se o aluno não tem atraso, a professora ensina bem, então ficamos com a última opção, o aluno tem dislexia!
Porque razão temos maior percentagem de alunos com dislexia em comparação com os alunos espanhóis? Porque razão os alunos finlandeses têm menor percentagem de alunos com dislexia em relação ao resto da Europa?
A incidência da dislexia não é a mesma em todos os países. Estudos realizados por neurofisiologistas, com recursos a Ressonância Magnética Nuclear funcional (RMNf), verificaram que os países com pior "transparência" da língua ou consistência ortográfica, têm maior percentagem de alunos com dislexia.
Sabendo que a dislexia é um problema de ligação entre a letra que o aluno vê e o som dessa letra, no caso do português muitas letras têm mais do que um som, ou seja, há pouca consistência ortográfica o que só dificulta a aprendizagem!
Letra C -> cedo; casa VS sede; quarto
Espontâneo é escrito com um S mas lido como se tivesse um X "Expontâneo".
Exacto é escrito com X mas lido como se tivesse um Z "Ezacto".
De que modo os professores podem ajudar?
Sabendo que a dislexia é um problema de ligação entre a letra que o aluno vê e o som dessa letra, no caso do português muitas letras têm mais do que um som, ou seja, há pouca consistência ortográfica o que só dificulta a aprendizagem!
Letra C -> cedo; casa VS sede; quarto
Espontâneo é escrito com um S mas lido como se tivesse um X "Expontâneo".
Exacto é escrito com X mas lido como se tivesse um Z "Ezacto".
De que modo os professores podem ajudar?
-Uma palavra de encorajamento pode fazer uma enorme diferença.
-O professor deve conhecer os interesses dos alunos e criar oportunidades para serem bem sucedidos.
-Um desenho, quadrado ou fotografia são melhores que uma informação verbal.
-Em relação ao tipo de letra a usar nos TEXTOS:
*sem serifa (Verdana). Deite fora a "maldita" Times New Romano"!
*sem kerning,
*estilo nomal,
*tamanho 12.
*espaço entre linhas de 1.5 (tendo em conta se o tamanho for 12).
*não utilizar EFEITOS, e em especial, NUNCA usar sombras nas letras. Neste caso não é preciso ser disléxico até os alunos que têm estigmatismo vão ter muitas dificuldades em ler.
-A demonstração é melhor que a explicação oral.
-Aprende-se fazendo, não vendo fazer.
-As instruções devem ser dadas uma de cada vez.
-Ter um bom relacionamento com o aluno dentro e fora da sala de aula.
Inteligências múltiplas!
O nosso cérebro é doido!
O cérebro tem dois lados!
Resumindo o que foi referido, podemos dizer que os meios áudio e visuais são uma mais valia na aprendizagem dos alunos, quando utilizados de uma forma adequada e contextualizada.
-O professor deve conhecer os interesses dos alunos e criar oportunidades para serem bem sucedidos.
-Um desenho, quadrado ou fotografia são melhores que uma informação verbal.
-Em relação ao tipo de letra a usar nos TEXTOS:
*sem serifa (Verdana). Deite fora a "maldita" Times New Romano"!
*sem kerning,
*estilo nomal,
*tamanho 12.
*espaço entre linhas de 1.5 (tendo em conta se o tamanho for 12).
*não utilizar EFEITOS, e em especial, NUNCA usar sombras nas letras. Neste caso não é preciso ser disléxico até os alunos que têm estigmatismo vão ter muitas dificuldades em ler.
-A demonstração é melhor que a explicação oral.
-Aprende-se fazendo, não vendo fazer.
-As instruções devem ser dadas uma de cada vez.
-Ter um bom relacionamento com o aluno dentro e fora da sala de aula.
Inteligências múltiplas!
O nosso cérebro é doido!
O cérebro tem dois lados!
Resumindo o que foi referido, podemos dizer que os meios áudio e visuais são uma mais valia na aprendizagem dos alunos, quando utilizados de uma forma adequada e contextualizada.
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