IP

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ferramentas da Escola

domingo, 12 de junho de 2011

Shovelware


Shovelware: Quando se passa o conteúdo de uma tecnologia para outra sem ter em consideração pela aparência, facilidade de utilização ou as potencialidades da segunda tecnologia, por exemplo, passar um livro que existe em papel par formato digital sem ter em conta as mais valias do facto de estar em digital (Alistair, s. d.).
Para Pavlick (1997) o modelo transpositivo – shovelware, “é integrante dos três estágios do desenvolvimento de conteúdos para Web, a saber: (1) transpositivo -transposição do conteúdo analógico para o digital – com pequenas ou nenhuma modificação; (2) adaptativo, que tem como característica a integração das linguagens dos meios tradicionais com as novas possibilidades da rede e (3) onde “um original conteúdo noticiosa, desenhado especificamente para a Web como um novo meio de comunicação”vai fluir. Esse terceiro estágio seria caracterizado também pela “aceitação de repensar a natureza de uma comunidade online, mais, aceitação de experimentar novas formas de contar uma história”.

António Freitas

Pela Internet -Gilberto Gil

domingo, 5 de junho de 2011

Quadros Interactivos Multimédia


Um Quadro Interactivo é uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interactivos permitem também a interacção com um imagem de computador projectada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula. (wikipédia)

A inserção de novas tecnologias em sala necessita de estudos prévios, de modo a verificar os seus efeitos. Numa primeira abordagem, efectuou-se uma pesquisa sobre o estado da arte da aplicação de quadros interactivos em sala de aula, tendo-se verificado que países como Canadá, E.U.A., Inglaterra e Austrália estão na vanguarda da aplicação do quadro interactivo. Realizou-se um estudo técnico do quadro interactivo usado neste trabalho e de outros quadros presentes no mercado, salientando as particularidades de cada um.

Site do ministério da educação sobre quadros interactivos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Por que razão (alguns) professores têm fobia às TIC (logizomecanofobia)?


 Diria que tal fobia surge porque esses professores:
-Não têm andado atentos nem interessados ao mundo que os rodeia.
-Não querem assumir uma nova postura dentro da sala, ou seja, não querem assumir uma postura dinâmica no processo de aprendizagem.
-Não querem promover experiências pedagógicas baseadas na iniciativa e auto-participação dos alunos.

E por que razão não querem?
Na minha humilde opinião, é por que dá muito mais trabalho, e trabalhar nem todos querem!

Conhece alguma pessoa com logizomecanofobia?