Para conseguir-mos ver uma imagem em 3D, o cérebro necessita de duas imagens, de ângulos diferentes, do mesmo objecto. Normalmente usamos duas câmaras ou uma câmara com duas lentes. A distância entre as lentes está relacionado com a distância a que se encontra o objecto da câmara. Desta forma, a distância é de um cm por cada metro. Se o objecto está a 20 metros, a distância entre as lentes deverá ser de 20 centímetros.
Neste momento existem 3 tipos de óculos para ver em 3D.
-Óculos com lentes coloridas. (3D Anaglifo)
(Há 3 combinações possíveis, depende das cores usadas no vídeo)
Ciano e Vermelho
Magenta e Verde
Amarelo e Azul
-Óculos com lentes polarizadas.
As lentes são polarizadas (deixando passar apenas a luz numa direcção, por exemplo a lente direita só deixa passar a luz na vertical enquanto a lente esquerda só deixa passar a luz na horizontal). O ângulo de polarização das dois lentes é de 90 graus.
-Óculos activos com obturador.
Os óculos activos funcionam com baterias e contam com a tecnologia activa e possui lentes de cristais líquidos, (LCD) que auxiliam no processamento da imagem pelo cérebro, e alteram a capacidade de opacidade das lentes à medida que as imagens mudam na TV, isso fará com que você ultrapasse os limites e seja levado ao universo 3D. Nos actuais óculos, filtros nos vidros piscam em sincronia com a imagem da TV para que o olho direito veja uma imagem e do olho esquerdo veja a seguinte.
Jonathan diz que consegue ver sem os óculos...é uma questão de sincronizar os olhos!
Se vai comprar uns óculos e TV 3D, não faça isso, pois em breve chegaram as TV 3D que dispensão o uso dos óculos... São as TVs autoestereoscópicas!
Utiliza-se uma tecnologia de barreira paralaxe aplicada para criar o efeito 3D sem óculos.
A tecnologia coloca uma série de fendas na parte da frente da tela de LCD que obstruem a luz de uma forma que garanta o olho esquerdo e um direito do usuário ver imagens diferentes, criando assim a ilusão de profundidade para a imagem em 3D.
Transformar uma foto 2D em 3D.
Ilusão 3D
Seja livre! Veja 3D sem óculos!
António Freitas